Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a construção civil é a base da sociedade humana. O crescimento e evolução de qualquer negócio ou projeto, dependerá sempre deste mercado. Apesar da visão desta área estar sempre a modificar, dependendo das épocas e das circunstâncias, existem grandes desafios para os vários intervenientes, a começar desde logo pelos arquitetos e engenheiros. Um desses grandes desafios dos tempos modernos é tornar exequível qualquer projeto de construção em termos de segurança, de acordo com a legislação em vigor.
“Embora eventos catastróficos chamem mais a atenção do público, os trabalhadores do setor da construção civil enfrentam riscos menos visíveis no trabalho todos os dias. Nesse setor, 33% dos trabalhadores afastados do trabalho por motivo de acidente, ausentam-se por mais de 31 dias. Com todo este tempo perdido em decorrência de acidentes no trabalho, o setor de construção sofre perdas imensuráveis em termos de produtividade e do bem-estar dos seus trabalhadores.”
- Occupational Health and Safety Administration - OSHA
Desde o lançamento da primeira pedra até ao acabamento, os trabalhadores irão estar sempre expostos a uma enorme quantidade de perigos. Como tal, só um bom projeto de arquitetura alinhado com a ciência da engenharia civil e da segurança poderá minimizar os riscos envolventes. Não há, em nenhum dos mercados, uma maneira definida de reduzir o número de acidentes a zero, mas priorizar práticas de segurança ajudará a encontrar o caminho. Eis algumas das áreas que tem merecido especial atenção de todos os intervenientes:
Trabalhos com risco de queda em altura: Na construção, este perigo estará sempre presente. Uma das dificuldades dos donos da obra e dos técnicos de segurança é encontrar a solução ideal desde a fundação até ao final, uma vez que uma construção, seja ela qual for, nunca é igual a outra. Chega-se até a pensar que não há soluções, o que é totalmente errado. Há sempre uma solução para cada tipo de projeto.
Espaços Confinados: São inúmeras as obras de construção que englobam o perigo de espaços confinados. Normalmente, são locais de risco elevado que requerem soluções de segurança bem estruturadas.
Formação: Quando falamos de trabalho de risco elevado, a própria legislação em vigor menciona que apenas e só os que têm formação adequada podem ter acesso aos locais. Na maioria destes, onde está implícito o risco imediato para a vida e saúde, existe a necessidade de formação adequada.
Disponibilizamos as soluções sempre com aconselhamento técnico de confiança e equipamentos de valor acrescentado a custos competitivos.
Com os nossos anos de experiência, competências e capacidade de agir, estamos certos de que na IN SAFE HANDS encontra as soluções e os serviços que procura para a sua empresa.
A sua vida é a nossa prioridade. A mudança está nas suas mãos.
Estamos qualificados para tornar o seu local de trabalho seguro!
Para mais informações sobre nossos serviços no mercado CONSTRUÇÃO CIVIL, entre em contacto: geral@insafehands.pt